Atletas do CTE sobem ao pódio nos Campeonatos Brasileiros de Taekwondo e de Atletismo Sub-18 

Entre 11 e 15 de setembro, atletas do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG disputaram o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo deste ano, trazendo duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze para casa. A disputa ocorreu na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, e contou com a participação de mais de 1.300 atletas de todos os estados brasileiros.

Juliano Lima foi ouro na categoria até 58kg adulto, tendo lutado contra o carioca Márcio e levado a melhor. O currículo do atleta é um destaque na modalidade. Além de ter sido medalha de ouro no Open do Chile, em 2022, ele também já conquistou a prata quatro vezes em outras disputas internacionais, e já recebeu duas pratas e um bronze em torneios brasileiros. Juliano ainda foi titular da seleção brasileira no Grand Slam Adulto 2022, disputando o Campeonato Mundial no México e o Pan-Americano na República Dominicana.

Já Ítalo Henrique garantiu o ouro na categoria até 55kg juvenil (sub-17) após enfrentar Rikelvyn Vitorino, de João Pessoa: ‘’Cada vitória representa não apenas um reconhecimento do meu esforço, mas também do apoio dos meus treinadores, o que me dá a chance de ganhar experiência em situações de pressão e competição intensa.’’

Ítalo coleciona medalhas na modalidade e sonha em representar o Brasil no exterior. Ele já conquistou um ouro no Pan AM Series III 2022, uma prata no Grand Slam 2023, duas pratas e um bronze no Open Sudeste, e dois bronzes – e agora um ouro – no Supercampeonato.

Além disso, Izabela Turci levou a prata na categoria até 73kg adulto, e ainda uma medalha de bronze no TKW3 por equipes, representando Minas Gerais. A atleta vem se destacando nas competições, sendo campeã da Copa do Brasil 2023, campeã brasileira universitária, e medalhista de prata no Supercampeonato Brasileiro de 2023.

Os três atletas integram a equipe do APCEF/CTE (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, em parceria com o CTE/UFMG), e são treinados por Marcelo Barros e pela preparadora física Amanda Ribeiro.

O Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo 2024 foi organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em parceria com a Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A disputa é classificatória para o Grand Slam, competição que definirá a seleção brasileira de 2025.

No mesmo final de semana, entre 13 e 15 de setembro, também ocorreu o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18. Disputado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, três atletas do CTE subiram ao pódio para receberem suas medalhas. 

Nayane Braga, conquistou medalha de ouro no heptatlo. Ela competiu nos 110m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos, chegando a marca de 4.467 pontos no total. A atleta é treinada por Lucas Apolinário e faz parte do Cruzeiro-IPITA-CTE. 

Outro destaque foi Dereck Nunes, que ganhou medalha de ouro no salto em altura. Ele ultrapassou 2,02m em seu último salto, tornando-se Campeão na modalidade. O atleta é treinado por Márcio Prudêncio, e, com esse resultado, está convocado para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo no Equador.

Ainda, Hiago foi medalhista de prata nos 3.000m, consagrando-se vice-campeão na modalidade. Ele é treinado por Roberta Braz e por Giancarlo Maron e, com o resultado, também conquistou uma vaga para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo no Equador.

O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 foi patrocinado pela Loterias Caixa, contou com 836 inscritos, e é considerado como a porta de entrada dos atletas na seleção brasileira e nas disputas internacionais do atletismo mundial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.