Atletas paralímpicos do CTE sobem ao pódio em 1ª etapa do Circuito Nacional de Atletismo

No dia 24/5, sete atletas do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG participaram da 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo. Treinados por Carlos Makleyton, os atletas fazem parte do Centro de Referência Paralímpico de Belo Horizonte – CRPB, localizado no CTE-EEFFTO, e coordenado pela Profa. Dra. Andressa Mello.

A primeira a competir foi a Sofia Mariana, atleta da classe F41, que disputou a prova do arremesso de peso. Ela conseguiu melhorar a sua marca do ano com um arremesso de 5,13 metros. Um pouco mais tarde tivemos a participação dos atletas na prova de 100m: o primeiro a ir para a pista foi o Thiago Lopes, atleta da classe T72, que alcançou a marca de 25.58 segundos, sua melhor marca (PB). Na bateria seguinte correu o Thiago Mendonça, atleta da classe T71, que conquistou a marca de 22.76 segundos, marca essa que garantiu para o atleta a medalha de prata na competição e segunda colocação no ranking nacional. 

Após uma pausa, foi a vez de Emmily Correa e Fernanda Chaves irem para a pista. A Emmily, atleta da classe T71, fez a marca de 28.68 segundos, garantindo assim a segunda posição na prova e no ranking nacional, já a Fernanda, que é atleta da classe T72, fez a marca de 28.55, garantiu o sétimo lugar, sendo a atleta mais nova da prova. 

Em seguida foi a vez do atleta Lucas Figueredo, da classe T37, correr a prova de 1.500m. Essa prova teve junção de classe com os atletas T38, tornando-se tornando uma prova muito forte. Lucas conquistou o tempo de 4:30.02, seu melhor tempo da carreira (PB), e ficou apenas 2 segundos atrás do primeiro colocado no ranking nacional. 

Ao final da manhã tivemos a participação do João Pedro, atleta da classe T72, que fez uma saída muito boa, marcando 17.57 segundos. Esse resultado coloca o João Pedro entre os cinco melhores do mundo. No período da tarde, a atleta Sofia retornou à pista para fazer a prova de lançamento do disco, tendo como melhor marca 22,41 metros, o que garantiu a atleta também a primeira colocação na prova do lançamento do disco.

A 1ª etapa do Circuito Nacional de Atletismo foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, e ocorreu no Centro de Treinamento Esportivo da cidade de São Paulo.