UFMG recebe “Escola de Inverno de Biomecânica” na EEFFTO e no CTE

Por Iago Proença

A UFMG realizou “Escola de Inverno da Biomecânica”, com o professor Augusto Carvalho Barbosa, doutor em Educação Física e atual responsável pelas análises biomecânicas da equipe de natação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além disso, ele tem experiência em biomecânica e análise de desempenho contribuindo com a formação e desenvolvimento de atletas de nível mundial, como Cesar Cielo, Henrique Martins, Italo Manzine, Betina Lorscheitter, Brandon Almeida, Daniel Dias.

O minicurso foi dividido em uma parte teórica, de 8 às 12h no auditório Maria Lúcia Paixão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, e em uma parte prática na piscina do Centro de Treinamento Esportivo CTE, de 14 às 17h.

O professor Augusto Carvalho Barbosa, responsável por ministrar as atividades da “Escola de Inverno da Biomecânica”, comentou o fato do CTE ser considerado pelo CPB um centro de referência paralímpica.

“Todo o centro de excelência começa com uma boa estrutura, em termos de piscina, em termos de raia, tudo o que se precisa ter para fazer uma boa equipe, para se formar bons atletas aqui a gente tem visto que são plenos, aqui os professores também tem a capacidade para se desenvolver a tecnologia que for necessária ou as analises que forem necessárias, então é uma questão de tempo para isso acontecer”, argumentou.

Augusto Carvalho é doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Foto: Cíntia Militina/Assessoria EEFFTO

O evento tem como objetivo a divulgação das ações da biomecânica em todo o Brasil, para alunos da graduação, pós-graduação e também profissionais qua atuam na área contribuindo na formação dos mesmos. O professor André Gustavo Pereira de Andrade, do Departamento de Esportes da EEFFTO, falou sobre a importância do evento para os pesquisadores do Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) da UFMG.

“Pensando nos três pilares da UFMG que são pesquisa, ensino e extensão isso contribui muito na formação dos alunos e também nas ações de extensão que realizamos na EEFFTO/UFMG”, disse.

André Gustavo é ainda vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica.
Foto: Kathlen Naemi/Assessoria EEFFTO

O docente da EEFFTO comentou ainda sobre os estudos relacionados a biomecânica que o BIOLAB tem desenvolvido na UFMG.

“Desenvolvemos ações e pesquisas tanto na linha de biomecânica do esporte fazendo análise de assimetria de força relacionada ao desempenho e lesão. Nós realizamos análises 3D na biomecânica da natação, voleibol e pesquisas relacionadas à carga de treinamento na flexibilidade e também estudos que investigam análise de desempenho no futebol do ponto de vista das demandas físicas e de dados posicionais”, explicou.

O técnico da equipe paralímpica do CTE UFMG, Christopherson Dias do Nascimento, falou sobre a importância em participar do evento da Escola de Inverno de Biomecânica, e citou seu interesse em se especializar na área.

“Pretendo fazer meu mestrado em biomecânica é uma área que eu gosto bastante, agregado à natação, campo que atuo e a natação paralímpica. Existe pouca divulgação de artigos em biomecânica, então eu gostaria de fazer pesquisas na área de biomecânica”, disse.

Christopherson (segundo à esquerda) “Para mim, é muito relevante participar deste momento em que o Augusto está compartilhando seu conhecimento da biomecânica, e das analises possíveis para melhorar nossos treinamentos”.