Em um retorno memorável às disputas presenciais, os atletas da equipe APCEF/CTE-UFMG de Taekwondo e ParaTaekwondo conquistaram 19 medalhas na Copa Regional Sudeste deste fim de semana. O evento foi realizado nos dias 18 e 19 de setembro, na Arena Jacaraípe, cidade de Serra, Espírito Santo.
A Copa, conhecida como Open Sudeste de Taekwondo, é a competição por regiões mais disputada do Brasil. Participaram do evento cerca de 350 atletas dos quatro estados da Região Sudeste, disputando 10 pontos para o ranking nacional e uma vaga direta para o Grand Slam 2022.
A equipe APCEF/CTE-UFMG viajou com uma delegação de 36 pessoas, sendo 12 membros da comissão técnica e 24 atletas. Dentre eles, estavam os atletas da equipe de Taekwondo e ParaTaekwondo do CTE e os atletas atendidos pelo CTE do Núcleo de Taekwondo da Falções. Para participar da competição, todos os atletas e equipe técnica apresentaram teste negativo para Covid-19.
Eles participaram das disputas nas modalidades Kiorugui (luta) e Poon-se (apresentação de rotinas de movimentos da arte marcial), tanto no Taekwondo quanto Parataekwondo.
Os atletas da equipe APCEF-CTE conquistaram oito medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Confira a lista de medalhistas:
ATLETAS DO CTE-UFMG (Parataekwondo)
Eduardo Henrique Dantas Martins – OURO
Mirian Aparecida Pio – OURO
Larissa Lohane Lopes Alves – OURO
Lucas Gonçalves dos Santos – PRATA
Fabiana Ventura de Assis – PRATA
ATLETAS DO CTE-UFMG (Taekwondo)
Bruno Lima Gomes – OURO
Dieysson Angel Correa Baia – OURO
Juliano Cesar Soares Lima – PRATA
Kamilla Dias Cassiana – PRATA
Willian Martins Pardinho – PRATA
Bruna Eduarda Silva Rocha – BRONZE
Izabela Turci Chaves – BRONZE
ATLETAS ATENDIDOS PELO CTE-UFMG (Núcleo Falcões)
Emily
Eduarda Pereira dos Santos – OURO
Jenyfer Ribeiro Dias – OURO
Leticia Ester Martins Bernardes – OURO
Thamires Cristiny Souza Vieira – PRATA
Emmanuel Natã Santos Cordeiro – PRATA
Leonardo Henrique de Almeida Alcântara – BRONZE
João Emanuel Braz Avelar – BRONZE
Comissão técnica
Por trás da atuação dos atletas da equipe nessa e em outras competições, está o trabalho de uma comissão técnica, que realiza um trabalho diário de fundamental importância para o desenvolvimento da equipe.
Compõem a comissão:
Cristiano Arruda Gomes Flôr – Supervisor CTE-UFMG
Adriano Bruno Rodrigues – Supervisor Núcleo Falcões
Marcelo Gonçalves Barros – Treinador Taekwondo CTE-UFMG
Diego Oliveira – Treinador Parataekwondo CTE-UFMG
Juliana Lima da Silva – Treinadora Taekwondo Núcleo Falcões
Pedro Henrique Marinho Moreira – Treinador Taekwondo Núcleo Falcões
Ronaldo Angelo Dias da Silva – Preparador físico
Irene Cougo Pimentel – Psicóloga do Esporte
Amanda Isadora Santos Ribeiro – Fisiologia e controle de carga
Mácio Vidigal Miranda Junior – Fisiologia e controle de carga
José Geraldo
Viana de Carvalho – Estagiário Educação Física
Lucas dos Santos Poleze – Estagiário Psicologia
O supervisor do Taekwondo do CTE-UFMG, Cristiano Arruda, destacou o apoio da equipe multidisciplinar nesse processo. “É muito importante ressaltar a importante participação da equipe do CTE e agradecer pelo apoio, a prof. Juliana e Larissa, e equipe da fisioterapia, que estão sempre disponíveis para acompanhar nossos atletas em sua recuperação e prevenção de lesões de forma brilhante; prof. Marcos Drumond e toda a equipe da nutrição, que tem um papel crucial no desempenho e bem estar dos atletas na difícil tarefa de atingir o peso para competir; Dr. Lucas, Marconi e Sanny, que estão sempre zelando pela saúde e segurança de nossos atletas, possibilitando que possamos trabalhos com tranquilidade. Agradecemos também ao Prof. Maicon, que é sempre muito atuante nos bastidores para oferecer as melhores condições possíveis de trabalho para nossa comissão técnica e nossos atletas”, especificou o supervisor.
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana. As atividades de Taekwondo e ParaTaekwondo, bem como a manutenção de equipes e atletas, são realizadas através da parceria entre o Centro e a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF/MG).