CTE recebe Meeting Paralímpico, competição oficial do CPB

Por Bruno Freire e Fabiano Guieiro

Nesta quinta-feira (28), o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG) recebeu o evento “Meeting Paralímpico Loterias Caixa”, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasieliro (CPB). Os Meetings são uma série de competições que têm como objetivo desenvolver a prática esportiva no país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite. Além disso, os resultados servirão para o rankeamento e classificação para competições futuras.

O CPB está organizando os “Meetings” em vários municípios brasileiros, Belo Horizonte é a sexta das 16 cidades que receberão pelo menos uma das etapas do evento até dezembro. O próximo acontece no dia 30 de outubro em Uberlândia.

Na edição que aconteceu no CTE, foram disputadas provas de natação e atletismo. Entre os competidores, participantes que competiram em Tóquio como os nadadores medalhistas paralímpicos Gabriel Geraldo, Gabriel Bandeira, Gabriel Melone.

Foto: Bruno Freire

Um dos atletas destaque do evento e medalhista de ouro nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, o nadador Gabriel Bandeira, destacou o entrosamento da equipe (Praia Clube) e comentou sobre o desgaste físico devido à falta de tempo de descanso após os Jogos. Além disso, o atleta falou sobre a importância desse tipo de evento para o cenário paralímpico brasileiro.

“Eu tenho certeza que o esporte paralímpico pode crescer mais ainda. Acho que a gente está começando a chamar atenção do público e da mídia e isso é muito bom”, disse recordista paralímpico.

Foto: Fabiano Guieiro

A coordenadora do Esporte Paralímpico do CTE, Andressa Silva, relatou a importância para o Centro sobre receber uma competição de nível nacional. “É importante estarmos de portas abertas para este evento. Um evento nacional, então somente competições oficiais realizadas pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Queremos mostrar tudo o que o CTE pode oferecer, na área de natação e atletismo, que são as modalidades deste Meeting. Estamos contentes em receber atletas que estiveram em Tóquio disputando as Paralimpíadas 2020”, disse.

O evento, que marca a retomada de competições paralímpicas nacionais, após quase dois anos de quarentena restrita, também se transforma em uma janela de visibilidade para o esporte e atletas de alto rendimento, além de incentivar novos talentos. “Nós do Comitê Paralímpico Brasileiro temos o grande orgulho de ser parceiro do projeto junto ao Governo Federal, que faz um trabalho de excelência. Neste momento de retomada das atividades, nada melhor do que retomar neste espaço e nossa primeira competição em Minas ser aqui na UFMG”, afirmou. “Esperamos que as pessoas com deficiência conheçam mais o esporte e pratiquem mais o esporte paralímpico”, completou o superintendente.

Foto: Fabiano Guieiro

A próxima etapa do Meeting será realizada em Uberlândia, no próximo sábado (30), e contará com as modalidades de atletismo e halterofilismo.

Para mais informações acesse o site https://www.cpb.org.br/competicoes/6

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.