Por Bruno Freire
No sábado (11), o Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), o Cruzeiro e o Instituto Palestra Itália (IPITA) realizaram uma peneirada para selecionar jovens talentos para integrar a equipe de atletismo. O evento, que teve participação de 100 crianças e adolescentes, foi o primeiro organizado em conjunto pelas insituições desde o fechamento da parceria, firmada em outubro deste ano.
Os participantes foram testados em um circuito de atividades, começando com impulsão vertical, arremesso, corrida de velocidade e resistência, além do salto em distância. As avaliações, realizadas pela equipe multidisciplinar do Centro, são voltadas para o desempenho geral e aptidões específicas de cada participante. Os resultados serão divulgados após análise dos técnicos no site do CTE.
Para o diretor do Centro, Sérgio Teixeira da Fonseca, a seleção de talentos marca uma nova fase do CTE, após o período de restrições devido à quarentena imposta pela Covid-19. A peneirada teve o objetivo de retomar o trabalho com as equipes de base do Centro.
“Durante a pandemia, nós ficamos parados por mais de um ano, portanto, aquela equipe inicial de base subiu e não entrou ninguém. Por isso, nós temos uma defasagem, principalmente, entre os jovens. Essa peneirada, a primeira grande depois da pandemia, vai nos ajudar a repor os talentos que a gente não cultivou nesse período”, destacou o diretor.
Um dos idealizadores do CTE e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG), Leszek Szmuchrowsk, reforçou a necessidade de identificar jovens que podem se tornar destaque no esporte no futuro.
“Vir na peneirada significa que a própria (pessoa) já tem interesse. É diferente de quando você acha alguém na rua, no shopping ou na escola e tenta atrair ela pra cá. O fato de ter vindo demonstra que tem interesse e esse é um dos elementos que avaliamos com esse tipo de evento”, ressaltou o técnico.
A parceria com o Cruzeiro traz diversos benefícios aos atletas do CTE, como a melhora do suporte em competições, alimentação e transporte.
Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália, responsável pela realização de ações esportivas, culturais e sociais das entidades, reiterou a relevância do acordo entre as instituições para o esporte.
“Essa parceria é importante para o esporte mineiro. O Brasil é um celeiro de grandes atletas e, se os clubes se unirem, é uma projeção do esporte nacional. Por isso, acredito que essas parcerias são muito importantes de forma geral”, completou.