Por Zirlene Lemos
Nesta quarta (07) a professora Andressa da Silva de Mello, coordenadora do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento: formação de atletas, de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa, reuniu os paratletas e parte da equipe, multidisciplinar, para um bate papo. Ela aproveitou a ocasião para falar sobre o andamento do projeto, as novidades para os próximos meses e ainda agradecer pelo apoio e participação dos atletas e seus familiares no evento de assinatura do convênio firmado entre a UFMG e o Ministério da Cidadania.
“O retorno que tivemos do Mizael Conrado – presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – foi muito positivo. Na visita ele pôde perceber a energia de vocês e eu agradeço a cada um de pelo trabalho em equipe, ao Renato Guerreiro, supervisor do Projeto Paralímpico, meus olhos aqui dentro do CTE, aos estudantes de pós graduação, aos estagiários e toda essa equipe multidisciplinar. Podem ter certeza que a gente não para nunca”, frisou Andressa.
Ela também comentou sobre o atendimento ao público autista, que se iniciará nos próximos meses e da ampliação de vagas. Com a iniciativa, da qual o CTE faz parte, além de outros Centros de Referência Paralímpico distribuídos em 16 Unidades Federativas do Brasil, a previsão é de que o Programa TEAtivo atenda a mais de 2,3 mil jovens com TEA até o final de 2022, segundo informações do CPB.
Projeto Paralímpico
Em março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG, em parceria com o CPB e o Ministério da Cidadania (Secretaria do Esporte). O projeto faz parte de uma proposta de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro/CPB de São Paulo e pretende ampliar, potencializar e desenvolver o Esporte Paralímpico nos demais estados Brasileiro.
Atualmente o Projeto Paralímpico, baseado no CTE, atende cerca de 110 atletas em quatro modalidades paralímpicas disponíveis: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo. Saiba mais em site do CTE .