Por Zirlene Lemos
Atletas da equipe de Triathlon do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE-UFMG) disputaram neste final de semana, três competições distintas. No último domingo (04), em Brasília ocorreu o Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard realizado na Orla JK; o All Limits, no Condomínio Alphaville e o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, na cidade de São Carlos, em São Paulo.
Sob o comandado do técnico da equipe, o docente Reginaldo Gonçalves, membro do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, no alto rendimento, competiram os atletas Pedro Leal de Gouveia e Lucas Tadeu Pereira que alcançaram respectivamente a 15ª e a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard.
De acordo com o professor Reginaldo “esse campeonato é ‘briga de cachorro grande’ pois disputaram com atletas de elite, do alto rendimento – campões brasileiros, panamericanos e atletas olímpicos, que figuram entre os melhores do mundo, por isso ressalto que o Pedro e o Lucas, competiram muito bem entre atletas que figuram entre os melhores do mundo”, ressaltou.
Já o atleta Arthur Junior Souza Franco foi o 2º colocado na categoria 18/19 anos e está qualificado para participar do Campeonato Mundial de Triatlo em 2023.
Arthur Junior Souza Franco foi o 2º colocado, na categoria 18/19, no Campeonato Brasileiro (Imagem: divulgação do atleta) (Imagem: divulgação do atleta)
Outra competição que contou com jovens atletas do CTE-UFMG foi o All Limits, festival esportivo que aconteceu no Condomínio Alphaville, Lagoa dos Ingleses em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Subiram ao pódio: Matheus Tomaz foi 1º colocado geral do triathlon, João Victor Ferreira foi o 1º colocado na categoria sub-18 e Ana Luiza Armond 1ª colocada categoria sub-18. Saulo Moreira ficou em 4º e João Freire ficou em 6º, ambos na categoria sub 20-24 entre os mais de 350 atletas inscritos.
Da esquerda para a direita: Matheus Tomaz, João Victor Ferreira, Ana Luiza Armond, João Freire e Saulo Moreira
O Triathlon é uma modalidade conhecida por exigir do atleta habilidades de nadar, pedalar e correr. Essa é a combinação necessária para executar uma competição. Esporte olímpico desde 2000, o esporte vem ganhando cada vez mais adeptos. A competição é composta por etapas de natação, ciclismo e corrida.
Matheus Tomaz foi 1º colocado geral do triathlon no All Limits – (Imagem: divulgação do atleta)
Encerrando as 3 competições deste final de semana, foi realizado o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, em São Carlos (SP) que teve como medalhista de bronze o atleta Antônio Alecrim na Classe c4 e na ‘Prova de estrada’. Os atletas disputaram as provas de contrarrelógio no sábado (03/12) e resistência no domingo (04/12), quando Antônio Alecrim subiu ao pódio.
O campeonato nacional encerrou a temporada contribuindo diretamente com a posição dos atletas brasileiros no ranking mundial. O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Federação Paulista de Ciclismo (FPC) e Prefeitura Municipal de São Carlos.