Bruna Rocha, de 21 anos, é atleta de Taekwondo no CTE e estreará pela seleção no Pan-Americano que será disputado no México
Por Fabiano Guieiro
Na última semana, a atleta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE/UFMG), Bruna Rocha, foi convocada para a seleção brasileira de Taekwondo que disputará o Campeonato Pan-Americano da modalidade na categoria adulta. A competição será realizada em Cancún, no México, entre os dias 5 e 19 de junho.
A convocação, neste momento, reforça ainda mais o trabalho realizado pela atleta e equipe técnica durante a pandemia da Covid-19. Durante o último ano, não foram realizadas competições de Taekwondo no Brasil, devido à restrição de circulação para evitar a disseminação do vírus. Na maior parte desse período, a equipe também teve que se adaptar aos treinos em casa.
Essa é a primeira vez que a atleta é convocada para defender a seleção brasileira. “A sensação de ser convocada para seleção brasileira é inexplicável. Quando recebi a carta de convocação, fiquei super feliz e super grata, porque eu sei que isso é um resultado de muito trabalho e dedicação”, afirmou Bruna.
Além da equipe técnica, o CTE conta com uma equipe multidisciplinar, que atua na orientação dos atletas em diversas áreas. A atleta destaca o papel da equipe multidisciplinar na sua formação.
“A equipe de psicologia do CTE me ajudou bastante, com trabalhos em grupo e individuais, que foram importantes para que eu pudesse me manter motivada neste período difícil”, comentou.
Durante o próximo mês, a atleta vai se dedicar exclusivamente para a competição, que terá início no dia 5 de junho. “Será um período muito curto para preparação. O período que estou sem competir me faz pensar em um monte de coisas, mas eu estou treinando todos os dias e estou muito motivada”, disse a atleta.
CONQUISTAS IMPORTANTES DE BRUNA ROCHA PELO TAEKWONDO:
- Campeã Brasileira 2018
- Bronze no Chile Open 2019
- Bronze no Grand Slam 2020
O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento e Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.