Por Sabrina Garcia
Aconteceu em Brasília, entre os dias 30 de agosto e 1 setembro, a etapa regional de Brasília das Paralímpiadas escolares de 2023. Ao todo, 23 atletas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) do CTE/UFMG inegraram a equipe mineira da competição, nas modalidades de atletismo e natação. Dentre os 12 estados participantes, Minas Gerais foi a campeã. Os atletas do CRPB-CTE/UFMG foram responsáveis por conquistar 47,3% de todas as medalhas da delegação de Minas e 52,7% das medalhas de ouro do estado.
Além de serem medalhistas de destaque, os atletas do CTE também quebraram recordes na competição. João Lucas Carvalho Martins, de 11 anos, quebrou o recorde do lançamento da pelota em sua primeira competição com a marca de 20,33m, superando a marca anterior, que era de 17,02m. Também no lançamento de pelotas, John Kennedy Soares de Souza, de 13 anos, quebrou o recorde em sua primeira competição com a marca de 21,40m, superando a marca anterior de 16,45m. Nos 75m, Rafaela Moreira de Castro, 15 anos, superou a antiga marca de 00:49:00, realizando a prova em 00:41:64.
Os atletas da natação não quebraram recordes, já que o tamanho da piscina foi alterado de 25m para 50m. Entretanto, a nova distância não impediu que os jovens ocupassem o primeiro lugar do pódio. Arthur Xavier Ribeiro, de 15 anos, e Marcelo Gabriel Abieiros do Nascimento, 17, levaram 5 ouros cada um, enquanto Maria Eduarda de Lima Almeida, de 15 anos, conquistou 4 medalhas de ouro. Os três foram destaques com melhores índices técnicos.
Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro acontecerá a competição nacional das Paralímpiadas escolares de 2023 em São Paulo. Além dos 23 atletas classificados em Brasília para representar o estado de Minas Gerais, a equipe do CRPB contará também com o reforço dos atletas Yuri e Thales no Parataekwondo, além de Thaylon e Daniel no halterofilismo paralímpico. Também participarão da etapa nacional os treinaroes Priscila Hatem e Christopherson Dias Nascimento e o supervisor paralímpico, Renato Guerreiro.
Sobre o CRPB:
O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB/CTE) foi o primeiro centro de referêcia implantado no Brasil, em 2019. Além de atuar junto do desenvolvimento do Esporte Paralímpico no país, o CRPB tem como objetivo a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Andressa Silva, que integra o quadro doscente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO – UFMG).
Diante da pandemia e da ausência da delegação mineira na competição de 2021, a primeira participação dos atletas do CRPB/CTE nas Paralimpiadas Escolares foi em 2022. Contou com 18 atletas em duas modalidades na etapa nacional e conquistou 38% das medalhas do estado, contribuindo para a 5ª colocação nacional em 2022. Em 2023, chegará com ainda mais força, levando 27 estudantes/atletas em 4 modalidades paralímpicas (atletismo, natação, halterofilismo e taekwondo).
Crédito das imagens: Imprensa CPB e arquivo pessoal
Confira alguns registros da competição: