CTE-UFMG recebe a 2ª edição do Festival Paralímpico em 2023

Por Zirlene Lemos

Dia de Festival Paralímpico no CTE-UFMG – Crédito:  imprensa  @ocpboficial

O último sábado (23) foi marcado por muito sol e alegria na 2ª  Edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 no Centro de Treinamento Esportivo/CTE-UFMG. O evento celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

Nesta edição participaram 240 crianças e jovens de 7 a 19 anos, sendo 41 com deficiêncis, 85 com deficiência física, 3 com deficiência visual, 46 com deficiência intelectual, 53 crianças com TEA e 15 com múltiplas deficiências. O evento só foi possível com a colaboração de 70 voluntários. Em BH, foram oferecidas as seguintes práticas esportivas: atletismo, parataekwondo; halterofilismo e voleibol sentado.

O Festival Paralímpico proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas de maneira recreativa, acontecendo em diversos centros de referência de todo do Brasil de maneira concomitante.

O estudante de Direito na UFMG e atleta do Parataekwondo Robert Douglas Santana Campos foi um dos voluntários do Festival Paralímpico – Crédito:  imprensa  @ocpboficial

Sobre o Festival Paralímpico Loterias Caixa: é um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças deficientes de todo o território nacional a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social destas crianças por meio do esporte.

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2018, com exceção a 2020, por causa da pandemia de coronavírus, o Festival tem o objetivo de promover uma experimentação esportiva para pessoas com e sem deficiências (até 20% do público total).

O Festival foi realizado pela primeira vez em 2018, com 48 locais e mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, foram atendidas 15 mil crianças e jovens. A partir de 2023 o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais (maio e setembro) somando um total de 42 mil inscrições acumuladas neste ano.

As meninas compareceram em peso e participam de todas as atividades do Festival Paralímpico – Crédito:  imprensa  @ocpboficial

Sobre o Projeto Paralímpico de Alto Rendimento no CTE-UFMG

Desde março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do CTE-UFMG, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Ministério da Cidadania (Secretaria do Esporte). O projeto faz parte de uma proposta que amplia, potencializa e desenvolve o Esporte Paralímpico nos estados brasileiros.

Atualmente o Projeto Paralímpico, baseado no CTE-UFMG conta com as seguintes modalidades paralímpicas disponíveis: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo. Saiba mais no site do CTE, na aba edições anteriores.

Vároas modalidades do atletismo no do Festival Paralímpico – Crédito:  imprensa  @ocpboficial

Os atletas da natação não quebraram recordes, já que o tamanho da piscina foi alterado de 25m para 50m. Entretanto, a nova distância não impediu que os jovens ocupassem o primeiro lugar do pódio. Arthur Xavier Ribeiro, de 15 anos, e Marcelo Gabriel Abieiros do Nascimento, 17, levaram 5 ouros cada um, enquanto Maria Eduarda de Lima Almeida, de 15 anos, conquistou 4 medalhas de ouro. Os três foram destaques com melhores índices técnicos.

A  coordenadora do Projeto Paralímpico, Andressa Mello e o supervisor Renato Guerreiro  imprensa  @ocpboficial

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro acontecerá a competição nacional das Paralímpiadas escolares de 2023 em São Paulo. Além dos 23 atletas classificados em Brasília para representar o estado de Minas Gerais, a equipe do CRPB contará também com o reforço dos atletas Yuri e Thales no Parataekwondo, além de Thaylon e Daniel no halterofilismo paralímpico. Também participarão da etapa nacional os treinaroes Priscila Hatem e Christopherson Dias Nascimento e o supervisor paralímpico, Renato Guerreiro.

A modalidade de halterofilismo fez muito sucesso entre a garotada –  imprensa  @ocpboficial

Sobre o CRPB:

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB/CTE) foi o primeiro centro de referêcia implantado no Brasil, em 2019. Além de atuar junto do desenvolvimento do   Esporte Paralímpico no país, o CRPB tem como objetivo a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Andressa Silva, que integra o quadro doscente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO – UFMG).

Diante da pandemia e da ausência da delegação mineira na competição de 2021, a primeira participação dos atletas do CRPB/CTE nas Paralimpiadas Escolares foi em 2022. Contou com 18 atletas em duas modalidades na etapa nacional e conquistou 38% das medalhas do estado, contribuindo para a 5ª colocação nacional em 2022. Em 2023, chegará com ainda mais força, levando 27 estudantes/atletas em 4 modalidades paralímpicas (atletismo, natação, halterofilismo e taekwondo).