Atletas do CTE conquistam mais de metade das medalhas de ouro de MG na etapa regional das Paralímpiadas escolares de 2023

Por Sabrina Garcia

Arthur Xavier, 15 anos – 5 medalhas de ouro na natação

Aconteceu em Brasília, entre os dias 30 de agosto e 1 setembro, a etapa regional de Brasília das Paralímpiadas escolares de 2023. Ao todo, 23 atletas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB) do CTE/UFMG inegraram a equipe mineira da competição, nas modalidades de atletismo  e natação. Dentre os 12 estados participantes, Minas Gerais foi a campeã. Os atletas do CRPB-CTE/UFMG foram responsáveis por conquistar 47,3% de todas as medalhas da delegação de Minas e 52,7% das medalhas de ouro do estado.

Delegação de Atletismo de Minas Gerais

Além de serem medalhistas de destaque, os atletas do CTE também quebraram recordes na competição. João Lucas Carvalho Martins, de 11 anos, quebrou o recorde do lançamento da pelota em sua primeira competição com a marca de 20,33m, superando a marca anterior, que era de 17,02m. Também no lançamento de pelotas, John Kennedy Soares de Souza, de 13 anos, quebrou o recorde em sua primeira competição com a marca de 21,40m, superando a marca anterior de 16,45m. Nos 75m, Rafaela Moreira de Castro, 15 anos, superou a antiga marca de  00:49:00, realizando a prova em 00:41:64.

Delegação de Natação de Minas Gerais

Os atletas da natação não quebraram recordes, já que o tamanho da piscina foi alterado de 25m para 50m. Entretanto, a nova distância não impediu que os jovens ocupassem o primeiro lugar do pódio. Arthur Xavier Ribeiro, de 15 anos, e Marcelo Gabriel Abieiros do Nascimento, 17, levaram 5 ouros cada um, enquanto Maria Eduarda de Lima Almeida, de 15 anos, conquistou 4 medalhas de ouro. Os três foram destaques com melhores índices técnicos.

John Kennedy, 13 anos – Recordista na modalidade lançamento de pelotas

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro acontecerá a competição nacional das Paralímpiadas escolares de 2023 em São Paulo. Além dos 23 atletas classificados em Brasília para representar o estado de Minas Gerais, a equipe do CRPB contará também com o reforço dos atletas Yuri e Thales no Parataekwondo, além de Thaylon e Daniel no halterofilismo paralímpico. Também participarão da etapa nacional os treinaroes Priscila Hatem e Christopherson Dias Nascimento e o supervisor paralímpico, Renato Guerreiro.

Marcelo Gabriel, 17 anos – 5 medalhas de ouro

Sobre o CRPB:

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB/CTE) foi o primeiro centro de referêcia implantado no Brasil, em 2019. Além de atuar junto do desenvolvimento do   Esporte Paralímpico no país, o CRPB tem como objetivo a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Andressa Silva, que integra o quadro doscente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO – UFMG).

À frente, João Lucas (11 anos) e Rafaela Moreira (15 anos) – Recordistas no Atletismo

Diante da pandemia e da ausência da delegação mineira na competição de 2021, a primeira participação dos atletas do CRPB/CTE nas Paralimpiadas Escolares foi em 2022. Contou com 18 atletas em duas modalidades na etapa nacional e conquistou 38% das medalhas do estado, contribuindo para a 5ª colocação nacional em 2022. Em 2023, chegará com ainda mais força, levando 27 estudantes/atletas em 4 modalidades paralímpicas (atletismo, natação, halterofilismo e taekwondo).

Crédito das imagens:  Imprensa CPB e arquivo pessoal

Maria Eduarda, 15 anos – 4 medalhas de ouro na natação

Confira alguns registros da competição: